30 anos mesclando tradição e inovação
Fundada em 1987, a JVC Industria e Comercio de Plásticos, vem se destacando no mercado de peças plásticas sopradas, com resultados obtidos pela soma da constante atualização do seu parque industrial, da atuação de uma equipe de colaboradores altamente especializada e da confiabilidade obtida junto a seus clientes.
Hoje a JVC ocupa uma área de cinco mil m2, tem capacidade de transformação de 200 toneladas/mês de matéria-prima e conta com a atuação de 200 colaboradores.
A flexibilidade de sua moderna linha de produção, aliada a um setor de engenharia ágil e dinâmico, além de um rigoroso controle de qualidade, permite respostas rápidas às expectativas do mercado. O crescimento da empresa baseia-se no desenvolvimento de novos produtos, processos produtivos de sopro e decoração silk screen, e projetos de ferramentaria.
A JVC Plásticos está comprometida formalmente em cumprir os requisitos da SA 8000, porém, este comprometimento não deve ser apenas de nossa empresa e, sim, de toda a cadeia produtora: Cliente, Fornecedores, Colaboradores e Entidades participantes. O nosso compromisso é de observar e cumprir os requisitos abaixo, empenhando todos os nossos esforços para se adequarem ao estabelecido. Sendo assim, é de extrema importância que sua empresa atenda também estes requisitos, para que possamos em um espírito de parceria e cooperativismo, dirimir as más práticas sociais e, consequentemente, conquistar o reconhecimento dos consumidores como empresas eticamente corretas. Abaixo descrevemos os requisitos da SA 8000 e suas descrições:
1. Trabalho Infantil
A empresa não deve se envolver ou apoiar a utilização do trabalho infantil, ou seja, para menores de 16 anos (conforme a Constituição vigente no Brasil) e deverá desenvolver ações de reparação sempre que crianças forem encontradas trabalhando na empresa.
2. Trabalho Forçado
A empresa não deve estar envolvida ou apoiar a utilização de trabalho forçado . Os trabalhadores não poderão ter seus documentos retidos ou serem obrigados a fazer depósitos como condição para serem admitidos.
3. Segurança e Saúde
A empresa deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável aos seus trabalhadores, incluindo o acesso aos equipamentos de proteção individual e treinamento para o seu uso correto, além de banheiros limpos e água potável, tomando sempre medidas que contribuam para a prevenção de acidentes de trabalho e danos à saúde.
4. Liberdade de Associação e Direito à Negociação Coletiva
A empresa deve respeitar o direito dos trabalhadores de formar ou se associar a sindicatos, assim como, o direito às negociações coletivas.
5. Discriminação
A empresa não deve se envolver ou apoiar atos discriminatórios, sejam elas, por raça, cor, religião, sexo, classe social, deficiência física ou mental, opção sexual, filiação política ou associação à sindicatos.
6. Práticas Disciplinares
A empresa proíbe a punição corporal e mental, a coerção física ou abuso verbal em relação aos trabalhadores.
7. Horário de Trabalho
A empresa não deve exigir dos seus trabalhadores uma jornada de trabalho semanal superior a 44 horas, sendo concedido no mínimo, um dia de descanso semanal e no máximo 10 horas extras neste mesmo período, sendo estas remuneradas por um valor superior às horas normais, obedecendo o disposto na Constituição Federal e nas leis trabalhistas vigentes.
8. Remuneração
A empresa assegura aos seus funcionários salários que satisfaçam os padrões mínimos locais e acordados entre as partes envolvidas, considerando que o mesmo seja suficiente para atender às necessidades básicas e permitir alguma renda extra.
9. Sistema de Gestão
A empresa define procedimentos e cuida para que os requisitos da norma SA 8000 sejam implementadas e estejam sempre atualizadas, designando funcionários responsáveis por manter o sistema funcionando adequadamente.
10. Controle de Fornecedores
Caso a empresa adquira produto ou serviço de fornecedor, sub-fcontratado ou fornecedor enquadrado como trabalhador doméstico, a empresa assegura que o mesmo atenda os requisitos anteriormente descritos e também tenha o tratamento dos demais fornecedores, quanto:
- Contrato de aquisição por escrito e legalmente descrevendo os requisitos comerciais, requisitos da Responsabilidade Social a serem cumpridos por ambas as partes e devidamente comunicado e entendido pelo trabalhador (es) doméstico(s) envolvido (s);
- Manutenção de registros, detalhando a identificação dos trabalhadores domésticos, dados das quantidades de produtos ou serviços produzidos, horas trabalhadas por trabalhador, remuneração recebida.